sexta-feira, 25 de julho de 2008

O Mineiro e o Palestrante

Um senhor foi convidado para dar uma palestra em uma cidade no sul de Minas Gerais. Tinha certeza de que iria fazer muito sucesso e esperava encontrar o auditório repleto, pois sua fama corria por todos os estados brasileiros.
O sujeito se preparou como nunca, pois não pretendia decepcionar os mineiros.
Na data marcada, sem atrasar nenhum minuto, chega o palestrante todo orgulhoso porque queria fazer jus a sua fama e honrar a profissão. Para a sua surpresa, ao entrar no auditório deparou com apenas um mineirinho sentado em uma poltrona, todo encolhidinho de braços cruzados como quem tivesse tirando um cochilo.
O palestrante pergunta ao mineirinho:
— Onde está todo mundo? Só estou vendo o senhor aí encolhidinho! Eu esperava encontrar aqui centenas de pessoas. Não vou perder o meu tempo falando para uma só pessoa, acho isso uma tremenda falta de consideração do povo mineiro!
Ele ficou muito puto da vida, a ponto de dizer que iria embora e nunca mais voltaria ali por dinheiro nenhum. Nisso o mineirinho dá uma espreguiçada e fala ao palestrante:
— Mas por que o senhor não quer dar a palestra? Só por que eu estou sozinho aqui? Olha aqui seu moço - disse o mineirinho ao palestrante - eu vou lhe contar uma coisa: Eu sou um mineirinho muito humilde e lá no meu sítio todos os dias eu levanto bem cedinho pra tratar das galinhas, mesmo que tiver uma só galinha no terreiro, eu jogo milho pra ela.
O palestrante entendeu perfeitamente o que o mineirinho quis dizer com a ilustração ". . . Mesmo que tiver uma só galinha eu jogo milho pra ela! "
— Muito bem, - disse o palestrante - eu entendi o que o senhor quis dizer, então se prepare para ouvir!
O palestrante colocou a pasta sobre a mesa e de dentro dela retirou um calhamaço de papel. Seguindo uma seqüência iniciou sua palestra. Andava de um lado para o outro sem parar de falar. Depois de uma hora falando sem fechar a boca, olha para o mineirinho que continuava na mesma posição, de braços cruzados, encolhidinho na poltrona como quem não estava entendendo nada.
Passados mais 20 minutos, o palestrante enxuga o suor da testa e diz:
— Já terminei o que eu tinha pra falar. O senhor que fazia tanta questão em assistir a palestra, entendeu alguma coisa?
O mineirinho deu outra espreguiçada e disse para o palestrante:
— Olha aqui seu moço! Eu disse para o senhor que eu sou um mineirinho muito humilde, que lá no meu sítio todos os dias bem cedinho eu levanto pra tratar das galinhas e mesmo que tiver uma só galinha no terreiro eu jogo milho pra ela, mas não disse que despejaria o saco de milho todo de uma vez!

0 comentários: